Categories: Câmeras

Review da Fujifilm X-H2: Uma Câmera APS-C de Alta Resolução

A Fujifilm X-H2 representa um marco significativo na evolução das câmeras digitais, especialmente no segmento APS-C. Com uma resolução impressionante de 40 megapixels, ela não apenas estabelece um novo padrão para câmeras de sensor cortado, mas também desafia as câmeras full-frame em termos de detalhes e nitidez.

A capacidade de gravar vídeos em 8K é outra característica que destaca a X-H2 no mercado. Para videomakers e cineastas, essa resolução oferece uma liberdade incrível na pós-produção, permitindo cortes, zooms e estabilizações sem comprometer a qualidade do vídeo. É uma ferramenta poderosa que coloca a Fujifilm no mesmo patamar que outras marcas líderes no segmento de vídeo.

Além de suas especificações técnicas, a Fujifilm X-H2 é uma câmera que promete uma experiência de usuário excepcional. Seu design ergonômico, combinado com a renomada simulação de filme da Fujifilm, faz dela uma escolha atraente não apenas para profissionais, mas também para entusiastas e amadores que buscam a melhor qualidade em suas imagens.

Para entender verdadeiramente o que a Fujifilm X-H2 tem a oferecer, é essencial olhar além das especificações e explorar sua performance no mundo real. Neste review, vamos fazer exatamente isso, analisando cada aspecto desta câmera revolucionária e determinando se ela realmente cumpre o que promete.

Design e Construção:


Quando se trata de design e construção, a Fujifilm sempre se destacou por criar câmeras que não apenas são esteticamente agradáveis, mas também funcionais e duráveis. A Fujifilm X-H2 não é exceção a essa tradição.

Corpo e Layout: A primeira coisa que você notará ao pegar a X-H2 é a sensação de solidez e robustez. Seu corpo, embora compartilhe muitas semelhanças com o design da X-H2S, tem um peso e equilíbrio que transmitem confiança. Os materiais de alta qualidade usados na construção da câmera garantem que ela resistirá às demandas de fotógrafos e videomakers profissionais. Os botões e controles estão estrategicamente posicionados, tornando a operação intuitiva, mesmo para aqueles que são novos no ecossistema da Fujifilm.

Visor e Tela: Um dos destaques da X-H2 é, sem dúvida, seu visor eletrônico de 5,76 milhões de pontos. Ele oferece uma clareza e nitidez excepcionais, permitindo que os fotógrafos componham e revisem suas imagens com precisão inigualável. Além disso, a tela traseira totalmente articulada adiciona uma camada de versatilidade à câmera. Seja para vlogging, fotografia de ângulo baixo ou alto, ou simplesmente para navegar pelos menus, a tela se adapta às necessidades do usuário, tornando a X-H2 uma ferramenta verdadeiramente adaptável.

Recursos Fotográficos:




A Fujifilm X-H2 não é apenas uma câmera bonita por fora; ela está repleta de recursos fotográficos avançados que a colocam no topo da lista para muitos fotógrafos profissionais e entusiastas.

Sensor de 40 Megapixels: No coração da X-H2 está o seu sensor APS-C de 40 megapixels. Este sensor de alta resolução é uma maravilha da engenharia, permitindo aos fotógrafos capturar detalhes minuciosos que podem ser facilmente perdidos em sensores de menor resolução. Seja para impressões em grande formato ou para recortes criativos na pós-produção, a resolução oferecida por este sensor oferece uma flexibilidade inigualável.

Estabilização no Corpo: A estabilização no corpo é um recurso que muitos fotógrafos consideram essencial, e a X-H2 não decepciona nesse aspecto. Este recurso permite que os fotógrafos capturem imagens nítidas em condições de pouca luz ou com lentes de longo alcance sem a necessidade de um tripé. É uma garantia adicional de que suas imagens estarão livres de desfoque, mesmo em situações desafiadoras.

Autofoco Rápido: A velocidade e precisão do sistema de autofoco da X-H2 são verdadeiramente notáveis. Combinando um sistema de autofoco ágil com reconhecimento de assunto baseado em IA, a câmera é capaz de rastrear e focar em assuntos em movimento com uma precisão impressionante. Seja para fotografia de esportes, vida selvagem ou retratos em movimento, a X-H2 garante que suas imagens estarão sempre em foco.

Capacidades de Vídeo:


No mundo moderno da cinematografia, a qualidade do vídeo e a versatilidade das opções de gravação são essenciais. A Fujifilm X-H2 se destaca nesse aspecto, oferecendo recursos de vídeo que rivalizam com câmeras dedicadas exclusivamente à produção de vídeo.

Gravação 8K: A capacidade de gravar em 8K é, sem dúvida, o recurso de vídeo mais impressionante da X-H2. Com quatro vezes a resolução do 4K, o 8K oferece detalhes incríveis e uma liberdade de pós-produção sem precedentes. Recortes, estabilizações e zooms podem ser feitos sem sacrificar a qualidade do vídeo. Para videomakers profissionais que buscam a vanguarda da tecnologia de gravação, a X-H2 é uma das poucas opções disponíveis no mercado que oferece essa resolução impressionante.

Codecs e Opções de Gravação: A versatilidade é a chave quando se trata de produção de vídeo, e a X-H2 oferece exatamente isso. Além do 8K, a câmera suporta gravação em 6.2K e 4K, permitindo aos videomakers escolher a resolução que melhor se adapta às suas necessidades. Além disso, com suporte para codecs ProRes, a X-H2 garante gravações de alta qualidade com taxas de bits elevadas, ideais para edição e color grading. Seja para um documentário, um filme independente ou conteúdo para a web, a X-H2 tem as ferramentas necessárias para entregar resultados profissionais.

Desempenho e Usabilidade:


A Fujifilm X-H2 não é apenas uma câmera com especificações impressionantes; ela foi projetada para ser uma ferramenta prática e confiável no campo. Vamos explorar como ela se comporta em termos de desempenho e usabilidade.

 



Vida Útil da Bateria: A bateria é frequentemente uma preocupação para muitos fotógrafos, especialmente aqueles que passam longos períodos longe de uma fonte de energia. Embora a X-H2 tenha uma vida útil da bateria um pouco mais curta em comparação com a X-H2S, ela ainda se destaca em termos de desempenho. Mesmo com sessões de fotografia prolongadas ou gravações de vídeo em alta resolução, a X-H2 garante que você tenha energia suficiente para capturar todos os momentos importantes.

Modos de Simulação de Filme: A Fujifilm é conhecida por seus looks cinematográficos e a X-H2 não é exceção. Com os modos de simulação de filme, os fotógrafos podem mergulhar em uma variedade de estilos clássicos, desde o vibrante Velvia até o monocromático e nostálgico Acros. Esses modos não são apenas filtros; eles são baseados em décadas de experiência da Fujifilm na produção de filmes. Para aqueles que buscam adicionar um toque artístico às suas imagens sem passar horas na pós-produção, esses modos são uma bênção.

Conclusão:


A Fujifilm X-H2 é, sem dúvida, uma das câmeras mais impressionantes lançadas nos últimos tempos. Ela encapsula o que a Fujifilm faz de melhor: combinar tecnologia de ponta com design prático e estético.

 

Com um sensor de 40 megapixels e a capacidade de gravar vídeos em 8K, a X-H2 atende às necessidades dos fotógrafos e videomakers mais exigentes. Seu design, que mantém a estética clássica da Fujifilm, garante que, além de funcional, a câmera também seja um prazer de usar.

Pontuação Geral: ★★★★☆

Prós:

  • Sensor de alta resolução de 40 megapixels: Para imagens detalhadas e flexibilidade na pós-produção.
  • Capacidade de gravação de vídeo 8K: Uma ferramenta poderosa para videomakers profissionais.
  • Design robusto e familiar: Mantendo a tradição da Fujifilm de câmeras duráveis e esteticamente agradáveis.

Contras:

  • Vida útil da bateria: Embora decente, poderia ser melhorada para competir com alguns de seus rivais.
  • Preço elevado: Em comparação com outras câmeras APS-C, a X-H2 está no lado mais caro do espectro.

Tabela Técnica 

Model name FUJIFILM X-H2
Lens Mount FUJIFILM X mount
Image sensor 23.5mm x 15.6mm (APS-C) X-Trans CMOS 5 HR with primary color filter
Number of effective pixels 40.2 millions pixels
Sensor Cleaning System Ultra Sonic Vibration
Image Processing Engine X-Processor 5
Storage media SD Card (-2GB) / SDHC Card (-32GB) / SDXC Card (-2TB) / UHS-I / UHS-II / Video Speed Class V90 / CFexpress Type B Card (-2TB)

*Please check Compatibilityfor more detail.
*Please check the list of the operation confirmed CFexpress Type B Card

File format of still image DCF Compliant with Design rule for Camera File system (DCF2.0)
JPEG Exif Ver.2.32*1
HEIF 4:2:2 10bit
RAW 14bit RAW (RAF original format)
TIFF 8bit / 16bit RGB (In-camera Raw Conversion Only)
Number of recorded pixels [L] 〈4:3〉 6864 x 5152 〈3:2〉 7728 x 5152 〈16:9〉 7728 x 4344 〈1:1〉 5152 x 5152 〈5:4〉 6432×5152
[M] 〈4:3〉 4864 x 3648 〈3:2〉 5472 x 3648 〈16:9〉 5472 x 3080 〈1:1〉 3648 x 3648 〈5:4〉 4560×3648
[S] 〈4:3〉 3456 x 2592 〈3:2〉 3888 x 2592 〈16:9〉 3888 x 2184 〈1:1〉 2592 x 2592 〈5:4〉 3264×2592
Panorama [L] 〈vertical〉 9600 x 2160 〈Horizontal〉 9600 x 1440
[M] 〈vertical〉 6400 x 2160 〈Horizontal〉 6400 x 1440
Digital Tele-Converter 2.0x / 1.4x / OFF
Sensitivity Still Image Standard Output: AUTO1 / AUTO2 / AUTO3 /ISO125-12800 (1/3 step)
Extended Output: ISO64 / ISO80 / ISO100 / ISO25600 / ISO51200
Movie Standard Output: AUTO / ISO125-12800 (1/3 step)
Extended Output: ISO25600
Exposure control TTL 256-zone metering / Multi / Spot / Average / Center Weighted
Exposure mode P (Program AE) / A (Aperture Priority AE) / S (Shutter Speed Priority AE) / M (Manual Exposure)
Exposure compensation Still -5.0EV – +5.0EV 1/3EV step
Movie -2.0EV – +2.0EV 1/3EV step
Image stabilizer Mechanism Image sensor shift mechanism with 5-axis compensation
Compensation Effect 7.0 stops
*based on CIPA standard
*Pitch/yaw shake only
*With XF35mmF1.4 R lens mounted
Digital Image Stabilization Yes (movie mode only)
IS MODE BOOST Yes (movie mode only)
Shutter type Focal Plane Shutter
Shutter speed Mechanical shutter P mode: 4sec. to 1/8000sec. A mode: 30sec. to 1/8000sec. S/M mode: 15min. to 1/8000sec. Bulb: up to 60min.
Electronic shutter P mode: 4sec. to 1/180000sec. A mode: 30sec. to 1/180000sec. S/M mode: 15min. to 1/180000sec. Bulb: 1sec. Fixed
*The shutter speed ranges for continuous mode may differ from those listed here.
Electronic front curtain shutter P mode: 4sec. to 1/8000sec. A mode: 30sec. to 1/8000sec. S/M mode: 15min. to 1/8000sec. Bulb: up to 60min.
Mechanical + Electronic shutter P mode: 4sec. to 1/180000sec. A mode: 30sec. to 1/180000sec. S/M mode: 15min. to 1/180000sec. Bulb: up to 60min.
*Mechanical shutter works until 1/8000sec.
*The shutter speed ranges for continuous mode may differ from those listed here.
E-front + Mechanical shutter P mode: 4sec. to 1/8000sec. A mode: 30sec. to 1/8000sec. S/M mode: 15min. to 1/8000sec. Bulb: up to 60min.
*Electronic front curtain shutter works until 1/2000sec.
E-front + Mechanical + Electronic shutter P mode: 4sec. to 1/180000sec. A mode: 30sec. to 1/180000sec. S/M mode: 15min. to 1/180000sec. Bulb: up to 60min.
*Electronic front curtain shutter works until 1/2000sec, Mechanical shutter works until 1/8000sec.
*The Electronic Shutter may not be suitable for fast-moving objects or handheld shooting. Flash cannot be used.
*The shutter speed ranges for continuous mode may differ from those listed here.
Movie 8K: 1/8000sec. to 1/24 sec. 6.2K: 1/8000sec. to 1/24 sec. DCI4K/4K: 1/8000sec. to 1/4 sec. FHD: 1/8000sec. to 1/4 sec.
*Cannot choose slower shutter speed than framerate for some settings.
Synchronized shutter speed for flash Mechanical shutter: 1/250sec. or slower
Continuous shooting CH Electronic shutter Approx. 20fps (1.29x Crop) (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 202 frames, Compressed RAW + JPEG 129 frames, Lossless compressed RAW + JPEG 95 frames, Uncompressed RAW + JPEG 90 frames)

CH Electronic shutter Approx. 13fps (1.29x Crop) (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW + JPEG 372 frames, Lossless compressed RAW + JPEG 361 frames, Uncompressed RAW + JPEG 223 frames)

CH Electronic shutter Approx. 10fps (1.29x Crop) (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW + JPEG 1000+ frames, Lossless compressed RAW + JPEG 1000+ frames, Uncompressed RAW + JPEG 1000+ frames)

CH Electronic shutter Approx. 13fps (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW+JPEG 131 frames, Lossless compressed RAW+JPEG 131 frames, Uncompressed RAW+JPEG 127 frames)

CH Electronic shutter Approx. 8.9fps (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW+JPEG 769 frames, Lossless compressed RAW+JPEG 751 frames, Uncompressed RAW+JPEG 302 frames)

CH Mechanical shutter Approx. 15fps (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 400 frames, Compressed RAW+JPEG 110 frames, Lossless compressed RAW+JPEG 108 frames, Uncompressed RAW+JPEG 104 frames)

CH Mechanical shutter Approx. 10fps (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW+JPEG 512 frames, Lossless compressed RAW+JPEG 492 frames, Uncompressed RAW+JPEG 223 frames)

CH Mechanical shutter Approx. 7.0fps (JPEG 1000+ frames, Compressed RAW 1000+ frames, Lossless compressed RAW 1000+ frames, Uncompressed RAW 1000+ frames, Compressed RAW+JPEG 1000+ frames, Lossless compressed RAW+JPEG 1000+ frames, Uncompressed RAW+JPEG 1000+ frames)

Pre-shot Electronic shutter Approx. 20fps (1.29x Crop) (While half press 20 frames, After full press 1000+ frames)
Pre-shot Electronic shutter Approx. 13fps (1.29x Crop) (While half press 13 frames, After full press 1000+ frames)
Pre-shot Electronic shutter Approx. 10fps (1.29x Crop) (While half press 10 frames, After full press 1000+ frames)
Pre-shot Electronic shutter Approx. 13fps (While half press 13 frames, After full press 1000+ frames)

*No. of recordable frames are calculated based on CFexpress Type B card in a cold start
*Recordable frames depends on recording media
*Speed of continuous shooting depends on shooting environment and shooting frames

Drive Mode AE Bracketing 2 frames / 3 frames / 5 frames / 7 frames / 9 frames
*by 1/3EV step, up to ±3EV steps
Filmsimulation bracketing Any 3 types of film simulation selectable
Dynamic Range Bracketing 100% / 200% / 400%
ISO sensitivity Bracketing ±1/3EV / ±2/3EV / ±1EV
White Balance Bracketing ±1 / ±2 / ±3
Focus Bracketing AUTO / MANUAL
Multiple Exposure Yes (Max. 9 frames) / Additive / Average / Bright / Dark
HDR Mode AUTO / 200% / 400% / 800% / 800% +
Advanced filter Toy camera / Miniature / Pop color / High-key / Low-key / Dynamic tone / Soft focus / Partial color (Red / Orange / Yellow / Green / Blue / Purple)
Pixel Shift Multi Shot Yes
Focus Mode Single AF / Continuous AF / MF
Type Intelligent Hybrid AF (TTL contrast AF / TTL phase detection AF)
Low-light Performance Contrast: -4.0EV XF50mmF1.0 attached
Phase Detection: -7.0EV XF50mmF1.0 attached
AF frame selection Single point AF: 13×9 / 25×17 (Changeable size of AF frame)
Zone AF: 3×3 / 5×5 / 7×7 from 117 areas on 13×9 grid
Wide/Tracking AF: Yes (AF-S: Wide / AF-C: Tracking)
All: Yes
Face/eye detection Yes
Subject detection Yes (Animal/Bird/Automobile/Motorcycle&Bike/Airplane/Train)
Flash EF-X8 Guide Number: approx. 11 (ISO200・m) / approx. 8 (ISO100・m)
Sync. Mode: 1st Curtain / 2nd Curtain
Flash Mode: TTL (TTL AUTO / STANDARD / SLOW SYNC. ) / MANUAL / COMMANDER / OFF
Shoe mount flash Sync. Mode: 1st Curtain / 2nd Curtain / AUTO FP (HSS)
Flash Mode: TTL (TTL AUTO / STANDARD / SLOW SYNC. ) / MANUAL / MULTI *When EF-X500 is set / OFF
Synchronized terminal Sync. Mode: 1st Curtain / 2nd Curtain
Flash Mode: MANUAL
Hot shoe Yes (Dedicated TTL Flash compatible)
Viewfinder EVF: 0.5 inch OLED Color Viewfinder, Approx. 5.76 million dots
Coverage of Viewing Area vs. Capturing Area: Approx. 100%
Eyepoint: Approx. 24mm (from the Rear End of the Camera’s Eyepiece)
Diopter Adjustment: -5~+3m-1
Magnification: 0.80x with 50mm Lens (35mm Equivalent) at infinity and Diopter set to -1.0m-1
Diagonal Angle of View: approx. 40° (Horizontal angle of view: approx. 32° )
Built-In Eye Sensor
LCD monitor 3.0 inch vari-angle Touch Screen Color LCD Monitor
Aspect Ratio: 3:2
Dots: Approx. 1.62 million dots
Touch Screen Mode Shooting Mode Shooting, AF, Focus Area, OFF, Double Tap Setting (ON/OFF), Touch Function Setting (ON/OFF), Touch Zoom (ON/OFF), EVF Touch Screen Area Setting
Playback Mode Swipe, Pinch-in / Pinch-out, Double-tap, Drag
Sub LCD monitor 1.28 inch Monochrome LCD Monitor
Aspect Ratio: 1:1
Dots: 128×128-dot
Movie recording File format MOV:
Apple ProRes 422 HQ, Linear PCM (Stereo sound 24bit / 48KHz sampling)
Apple ProRes 422, Linear PCM (Stereo sound 24bit / 48KHz sampling)
Apple ProRes 422 LT, Linear PCM (Stereo sound 24bit / 48KHz sampling)
HEVC/H.265, Linear PCM (Stereo sound 24bit / 48KHz sampling)
MPEG-4 AVC/H.264, Linear PCM (Stereo sound 24bit / 48KHz sampling)
MP4:
MPEG-4 AVC/H.264, AAC
Movie compression All Intra / Long GOP
File size
Frame rate
Bitrate
[8K(16:9)] 7680 x 4320 29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[6.2K(16:9)] 6240 x 3510 29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[DCI4K HQ(17:9)] 4096 x 2160 29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[4K HQ(16:9)] 3840 x 2160 29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[DCI4K(17:9)] 4096 x 2160 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[4K(16:9)] 3840 x 2160 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[Full HD(17:9)] 2048 x 1080 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[Full HD(16:9)] 1920 x 1080 59.94p/50p/29.97p/25p/24p/23.98p 720Mbps/360Mbps/200Mbps/100Mbps/50Mbps
[Full HD(17:9) High speed rec.] 2048 x 1080 240p/200p/120p/100p 720Mbps(recording)/360Mbps(recording)/200Mbps(recording)
[Full HD(16:9) High speed rec.] 1920 x 1080 240p/200p/120p/100p 720Mbps(recording)/360Mbps(recording)/200Mbps(recording)*For recording movies, use a CFexpress Type B card or SD memory card with UHS Speed Class 3 or higher.
*For recording movies in 360Mbps, use a CFexpress Type B card or SD memory card with Video Speed Class 60 or higher.
*For recording movies in 720Mbps, use a CFexpress Type B card or SD memory card with Video Speed Class 90 or higher.
*Selectable bitrate will be changed depends on the setting.
*Apple ProRes codec can be only recorded to CFexpress Type B card
*Bitrate for Apple ProRes codec is not selectable.
*Recording time can become short depending on the temperature and/or shooting conditions
Film simulation mode 19 modes (PROVIA/Standard, Velvia/Vivid, ASTIA/Soft, Classic Chrome, PRO Neg.Hi, PRO Neg.Std, Classic Neg., Nostalgic Neg., ETERNA/Cinema, ETERNA BLEACH BYPASS, ACROS, ACROS + Ye Filter, ACROS + R Filter, ACROS + G Filter, Black & White, Black & White + Ye Filter, Black & White + R Filter, Black & White + G Filter, Sepia)
Monochromatic Color Yes
Grain Effect Roughness STRONG, WEAK, OFF
Size LARGE, SMALL
Color Chrome Effect STRONG, WEAK, OFF
Color chrome Blue STRONG, WEAK, OFF
Smooth Skin Effect STRONG, WEAK, OFF
Dynamic range setting Still AUTO / 100% / 200% / 400%
ISO restriction: DR100%: No limit、DR200%: ISO250 or more、DR400%: ISO500 or more
Movie 100% / 200% / 400%
ISO restriction: DR100%: No limit、DR200%: ISO250 or more、DR400%: ISO500 or more
White balance Auto White Priority / Auto / Ambience Priority
Custom Custom1 – 3
Color temperature selection 2500K-10000K
Preset Daylight / Shade / Fluorescent Light-1 / Fluorescent Light-2 / Fluorescent Light-3 / Incandescent Light / Underwater
Clarity setting ±5 steps
Self-timer 10sec. / 2sec.
Interval timer shooting Yes (Setting : Interval, Number of shots, Starting time, Interval timer shooting exposure smoothing)
Wireless transmitter Standard IEEE802.11a/b/g/n/ac (standard wireless protocol)
Encryption WPA/WPA2 mixed mode, WPA3
Access mode Infrastructure
Bluetooth® Standartd Bluetooth Ver. 4.2 (Bluetooth low energy)
Operating frequency (Center frequency) 2402 – 2480MHz
Terminal Digital interface USB Type-C (USB3.2 Gen2x1)
HDMI output HDMI connector (Type A)
Others ø3.5mm, stereo mini connector (Microphone)
ø3.5mm, stereo mini connector (Headphone)
ø2.5mm, Remote Release Connector
Hot shoe
Synchronized terninal
Power supply NP-W235 Li-ion battery (included)
Battery life for still images*2 Economy Mode: Approx. 680 frames
Normal Mode: Approx. 540 frames
*When XF35mmF1.4 R is set
Actual battery life of movie capture*2 8K: Approx. 70min. (29.97p)
4K: Approx. 75min. (59.94p)
Full HD: Approx. 85min. (59.94p), Approx. 90min. (120P)
*Face detection is set to OFF
Continuance battery life of movie capture*2 8K: Approx. 100min. (29.97p)
4K: Approx. 120min. (59.94p)
Full HD: Approx. 140min. (59.94p)
*Face detection is set to OFF
Dimensions Width: 136.3mm
Height: 92.9mm
Depth: 84.6mm
(Minimum Depth: 42.8mm)
Weight including battery and memory card: Approx. 660g
excluding battery and memory card: Approx. 579g
Operation Environment Operating Temperature -10℃ – +40℃
Operating Humidity 10% – 80% (no condensation)
Starting up period Approx. 0.49sec.
Accessories included Li-ion battery NP-W235
AC power adapter AC-5VJ
Plug adapter
USB cable
Shoulder strap
Body cap
Hot shoe cover
File transmitter/vertical battery grip connector cover
Memory card slot cover
Sync terminal cover
Cooling fan connector cover
Cable protector
scroll
  • *1 Exif 2.32 is a digital camera file format that contains a variety of shooting information for optimal printing
  • *2 Approximate number of frames or movie recording time that can be taken with a fully-charged based on CIPA Standard.

Movie Specification

Media Rec (CFexpress Type B card / SD memory card)

Resolution/Aspect Size Frame rate File format/Compression Bit rate*2 Bit depth HDMI outupt
Resolution(Frame rate)/Sampling/Bit depth
Crop Magnification
DIS ON DIS OFF
8K 16:9 7680 x 4320 29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
ProRes 422 HQ MOV*1 3520Mbps(29.97p)*3 10bit FHD 4:2:2 10bit*4 Not
possible
1.0x
ProRes 422 MOV*1 2352Mbps(29.97p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 1632Mbps(29.97p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
FHD 4:2:2 10bit (When H.265 All-Intra 4:2:2 MOV selected)*4
4K 4:2:2 10bit (When H.265 All-Intra 4:2:0 MOV selected)*4
Not
possible
1.0x
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
FHD 4:2:2 10bit (When H.265 Long GOP 4:2:2 MOV selected)*4
4K 4:2:2 10bit (When H.265 Long GOP 4:2:0 MOV selected)*4
Not
possible
1.0x
6.2K 16:9 6240 x 3510 29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
ProRes 422 HQ MOV*1 2324Mbps(29.97p)*3 10bit FHD 4:2:2 10bit*4 Not
possible
1.0x
ProRes 422 MOV*1 1553Mbps(29.97p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 1077Mbps(29.97p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
FHD 4:2:2 10bit (When H.265 All-Intra 4:2:2 MOV selected)*4
4K 4:2:2 10bit (When H.265 All-Intra 4:2:0 MOV selected)*4
Not
possible
1.0x
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
FHD 4:2:2 10bit (When H.265 Long GOP 4:2:2 MOV selected)*4
4K 4:2:2 10bit (When H.265 Long GOP 4:2:0 MOV selected)*4
Not
possible
1.0x
DCI4K HQ 17:9
4K HQ 16:9
4096 x 2160
3840 x 2160
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
ProRes 422 HQ MOV*1 939Mbps(DCI 4K 29.97p)*3 10bit DCI4K/4K 4:2:2 10bit Not
possible
1.0x
ProRes 422 MOV*1 627Mbps(DCI 4K 29.97p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 435Mbps(DCI4K 29.97p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
Not
possible
1.0x
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
Not
possible
1.0x
H.264 All-Intra 4:2:0 MOV 360Mbps 8bit DCI4K/4K 4:2:2 8bit Not
possible
1.0x
H.264 Long GOP 4:2:0 MOV
H.264 Long GOP 4:2:0 MP4
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
Not
possible
1.0x
DCI4K 17:9
4K 16:9
4096 x 2160
3840 x 2160
59.94p
50.00p
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
ProRes 422 HQ MOV*1 1877Mbps(DCI4K 59.94p)*3 10bit DCI4K/4K 4:2:2 10bit Not
possible
59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
ProRes 422 MOV*1 1254Mbps(DCI4K 59.94p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 870Mbps(DCI4K 59.94p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
H.264 All-Intra 4:2:0 MOV 360Mbps 8bit DCI4K/4K 4:2:2 8bit 1.1x 1.0x
H.264 Long GOP 4:2:0 MOV
H.264 Long GOP 4:2:0 MP4
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
1.1x 1.0x
FHD 17:9
FHD 16:9
2048 x 1080
1920 x 1080
59.94p
50.00p
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
ProRes 422 HQ MOV*1 440Mbps(FHD16:9 59.94p)*3 10bit FHD 4:2:2 10bit*5 Not
possible
59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
ProRes 422 MOV*1 294Mbps(FHD16:9 59.94p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 204Mbps(FHD16:9 59.94p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
H.264 All-Intra 4:2:0 MOV 360Mbps 8bit FHD 4:2:2 8bit*5 1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
H.264 Long GOP 4:2:0 MOV
H.264 Long GOP 4:2:0 MP4
360Mbps
200Mbps
100Mbps
50Mbps
1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
High speed
FHD 17:9
FHD 16:9
2048 x 1080
1920 x 1080
240fps(4×/8×/10×)
200fps(4×/8×)
120p (2x/4x/5x)
100p (2x/4x)
ProRes 422 HQ MOV*1 1760Mbps
(when recording FHD16:9 240p)*3
10bit FHD(59.94p) 4:2:2 10bit*6 Not
possible
1.23x
ProRes 422 MOV*1 1176Mbps
(when recording FHD16:9 240p)*3
ProRes 422 LT MOV*1 816Mbps
(when recording FHD16:9 240p)*3
H.265 All-Intra 4:2:2 MOV
H.265 All-Intra 4:2:0 MOV
720Mbps (when recording)
360Mbps (when recording)
H.265 Long GOP 4:2:2 MOV
H.265 Long GOP 4:2:0 MOV
720Mbps (when recording)
360Mbps (when recording)
200Mbps (when recording)
H.264 All-Intra 4:2:0 MOV 360Mbps (when recording) 8bit FHD(59.94p) 4:2:2 8bit*6
H.264 Long GOP 4:2:0 MOV
H.264 Long GOP 4:2:0 MP4
360Mbps (when recording)
200Mbps (when recording)
scroll

HDMI Output

Resolution/Aspect Size Frame rate HDMI outupt
Resolution/Sampling/Bit depth
Crop Magnification
DIS ON DIS OFF
8K 16:9 7680 x 4320 29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
8K 4:2:2 10bit Not
possible
1.0x
6.2K 16:9 6240 x 3510 29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
FHD 4:2:2 10bit*4 Not
possible
1.0x
DCI4K HQ 17:9
4K HQ 16:9
4096 x 2160
3840 x 2160
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
DCI4K/4K 4:2:2 10bit Not
possible
1.0x
DCI4K 17:9
4K 16:9
4096 x 2160
3840 x 2160
59.94p
50.00p
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
DCI4K/4K 4:2:2 10bit 1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
FHD 17:9
FHD 16:9
2048 x 1080
1920 x 1080
59.94p
50.00p
29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
FHD 4:2:2 10bit *5 1.1x 59.94p/50.00p:1.14x
29.97p/25.00p/24.00p/23.98p:1.0x
scroll

HDMI Output (High speed REC HDMI ONLY)

Resolution/Aspect Size Frame rate HDMI outupt
Resolution(Frame rate)/Sampling/Bit depth
Crop Magnification
DIS ON DIS OFF
FHD 16:9 1920 x 1080 120p
100p
FHD(120p/100p) 4:2:2 10bit 不可 1.23x
scroll

HDMI RAW Output

Resolution/Aspect Size Frame rate Crop Magnification
DIS ON DIS OFF
8K 16:9 7680 x 4320 29.97p
25.00p
24.00p
23.98p
不可 1.0x
Carlos Rincon

Carlos Rincon - Professor de Fotografia e Pesquisador - Campinas | 1983 Em meus trabalhos busco construir uma imagem utilizando um processos históricos da fotografia.  A construção da imagem consiste no estudo fundamental no comportamento do ser humano na sociedade e na natureza que o circunda, tendo os princípios da sociologia e filosofia no comportamento humano e sociedade, base fundamental nas minhas pesquisas e fotografia.  Há 14 anos sendo professor de fotografia, consigo obter um olhar e um processo criativo ainda mais apurado no âmbito da arte fotográfica devido a diversidade de temas que abordo diariamente.

Recent Posts

Curso de Fotografia Campinas

📸 Curso de Fotografia Campinas: Guia Completo Para Iniciantes e Profissionais Se você está procurando…

2 dias ago

Celulares para Fotografia

Celulares para Fotografia: Guia Completo para Escolher o Melhor Dispositivo A fotografia com smartphones (…

3 semanas ago

Carnaval de São Paulo – 2025

No vibrante cenário do Carnaval de São Paulo, o professor e fotógrafo Carlos Rincon capturou…

1 mês ago

Passeio Tira Dúvidas com Fotografia Campinas”

A Pixelpro Escola de Fotografia em Campinas está promovendo um evento especial chamado "Passeio Tira…

2 meses ago

Diferenças Cruciais entre as Câmeras Canon R7 e R8

Neste tutorial, vamos explorar as diferenças entre as câmeras Canon R7 e Canon R8, duas opções populares no…

3 meses ago

Descubra a Cianotipia: Um Guia Prático para Impressões Artesanais

O Que é Cianotipia? A cianotipia é uma técnica fascinante de impressão fotográfica que se destaca pelo…

3 meses ago